Translate my blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 15 de setembro de 2007

Consciência. Consciencia.

Consciência.

Em primeiro lugar ao nos depararmos com uma palavra devemos saber o que ela quer dizer.
E ao procurarmos neste caso o que quer dizer consciência vamos achar um amontoado de definições e subdivisões para ela.
Sem observar dicionário nenhum e indo só a palavra eu a divido em duas, Com e ciência.
Aí eu chego rapidamente a estabelecer que essa palavra indica uma espécie de conhecimento que o indivíduo possa ter. Com ciência ou Ter ciência, e ai caímos de novo em definições sobre a ciência:- Informação, conjunto de informações, e por aí vai.
Mas sem nenhuma definição ou perda de tempo quase todo mundo sabe que consciência tem a ver com algum tipo de sabedoria ou conhecimento.
Agora ter consciência para mim não é apenas estar informado.
Ter consciência é usar a informação como um fato modificador de vida.
Por exemplo; antes de saber sobre vírus, vermes, bactérias eu não lavava as mãos mas agora tendo consciência eu passo a lavar as mãos. Não apenas estou informado, eu mudo minha conduta! Aí em minha opinião existe a ‘consciência’.
Por que para mim ‘consciência’ é agir com ciência. É o ato de usar o conhecimento.
Estar apenas informado não produz para mim a consciência, é como a menina que sabe por informação que ter relações coloca-a sob o risco de engravidar ou adquirir uma doença e apesar disso tem relações sem uso da camisinha.
O que falta a boa conduta, é então ter ‘consciência’ e não apenas estar informado. Nessa definição consciência para mim vai além do conhecimento.
E é usando a minha definição que eu considero que se você quer mudanças para melhor deve lutar por esse tipo de consciência.
Tenha então a consciência que o mundo é um condomínio!
Você não esta nele sozinho.
Trabalhe para que a consciência coletiva mude.
Promova o debate e propague idéias. Prove a quem esta no poder que você tem um poder tão grande ou maior que o dele.
As idéias se propagam como virús. Até mais rapidamente.
É por essa consciência coletiva que devemos lutar e não esperar nada do político.
Tenha consciência que esse político é no fundo o resultado da consciência coletiva.
Se ele furta, corrompe e é corrompido é por que a coletividade em grande parte assim é.
Não tenham dúvidas. Não duraria um segundo no poder se não representasse grande parte da maioria do povo pois esse povo não toleraria por consciência sua permanência.
Tenha plena consciência disso!
Então somente se conseguirmos mudar a consciência de todo o povo é que mudaremos o governo, a nação e o mundo todo.
Eduardo da Silva.

Definição achada na Wikipédia:

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Se procura consciência como sentido moral, consulte Consciência (moral).

A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, auto-consciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. É um assunto muito pesquisado na filosofia da mente, na psicologia, neurologia, e ciência cognitiva.


Alguns filósofos dividem consciência em consciência fenomenal, que é a experiência propriamente dita, e consciência de acesso, que é o processamento das coisas que vivenciamos durante a experiência (Block 2004). Consciência fenomenal é o estado de estar ciente, tal como quando dizemos "estou ciente" e consciência de acesso se refere a estar ciente de algo, tal como quando dizemos "estou ciente destas palavras.


Consciência é uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente, ou do pensamento humano. Ser consciente não é exatamente a mesma coisa que perceber-se no mundo, mas ser no mundo e do mundo, para isso, a intuição, a dedução e a indução tomam parte.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ai, Verceus! Sou a Darlene do AgendaCult. Fui comentar mas confundi e mandei e-mail...rs! Bom, veja lá.
Tá bom?

Beijos.

:)