Translate my blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 20 de outubro de 2007

Brest-Litowsky. O tratado russo.

DEIXOU A ALEMANHA NA MÃO! RASGOU OS ACORDOS FEITOS PELA MONARQUIA!
Tratado de Brest-Litowsky.
O Tratado de Brest-Litovsk (ou de Brest-Litovski) foi um tratado de paz assinado entre o governo bolchevique russo e as Potências Centrais (Império Alemão, Império Austro-Húngaro, Bulgária e Império Otomano) em 3 de março de 1918, em Brest (antigamente Brest-Litovski), na atual Bielorrússia, pelo qual era reconhecida a derrota russa na Primeira Guerra Mundial.


Em 17 de julho de 1917 o príncipe Lvov,da Russia, foi substituído pelo socialista Alexandre Kerensky do partido Social-Revolucionário, com apoio dos mencheviques liderados por Martov, parcela minoritária do Partido Social-Democrata que entendia o processo revolucionário lento e gradual. Diferente dos bolcheviques (maioria) que entendiam o processo revolucionário de forma imediata.
A permanência da Rússia na guerra agravava a fome e Lênin anistiado lançou as teses de abril: paz, pão e terra.
Lênin, que foi a figura mais importante da revolução, retornou a Rússia (estava refugiado na Finlândia), começou a preparar o povo para uma revolta armada, com apoio dos Sovietes, preparam a revolução socia-lista de outubro de 1917, ocupando Petrogrado e expulsando Kerensky. Os sovietes se reuniram e delega-ram o poder ao conselho dos comissários do povo, presidido por Lênin.
Foi assinado o tratado de Brest-Litowsky, onde a Rússia saia da guerra.

Com a saída da Rússia depois da guerra, após a revolução socialista (Tratado de Brest-Litowsky), os ale-mães reforçaram a linha ocidental liderados por Hindemburgo e Ludendorff.
Os norte-americanos que até então tinham permanecidos neutros utilizaram a justificativa do afundamento do Transatlântico Lusitânia para entrar na guerra, comandados pelo general Pershing.
Sob o comando do general Foch iniciou-se o contra ataque dos aliados inaugurado com a segunda vitória de Marne, perto de Paris. Na Macedônia, o exército aliado obrigou a Bulgária a depor armas. Os ingleses fizeram o mesmo com os turcos na Síria. Por fim, os austríacos vencidos pelos italianos, abandonaram a luta. Restavam somente os alemães.
O presidente Woodrow Wilson estimulou a rendição dos alemães com os 14 pontos prometendo não fazer nenhuma retaliação, onde a população alemã não interessada na continuação da guerra, se voltou contra o Kaiser Guilherme II. e este fugiu para a Holanda.

Por essa causa a Alemanha não so perdeu a guerra como a esperança de obter vários territórios prometidos por acordos do Kaiser com a monarquia Russa antes da revolução comunista.

Nenhum comentário: