Translate my blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Calendario

CALENDÁRIO ROMANO
O primeiro calendário romano foi criado por Rômulo em 753 a.C., ano de fundação de Roma, baseado no calendário egípcio. Era um calendário lunar, e tinha 304 dias, divididos em dez meses, dez meses lunares, seis de 30 dias e quatro de 31, desde março a dezembro.

Numa Pompilius, que por tradição foi o segundo rei de Roma (715 - 673 BC ?), discípulo de Pitágoras, reconhece a necessidade de se instalar um calendário com base astronômica.
Elabora um calendário solar composto de 355 dias distribuídos em 12 meses. Supersticioso, considerava os dias pares azarados. Por isso, diminuiu um dia dos seis meses de 30 dias. Aos seis dias juntou mais 51, formando dois novos meses.

O imperador Júlio César reforma o calendário romano criando o calendário Juliano

CALENDÁRIO JULIANO:

No ano 46 a.C. Júlio César (Gaius Julius Cesar, 102 - 44 a.C.), orientado pelo astrônomo alexandrino Sosígenes (90 - a.C.), reformou o calendário romano,. Introduziu o Calendário Juliano, de doze meses, no qual a cada três anos de 365 dias seguia outro de 366 dias (ano bissexto). Assim, o ano juliano tem em média 365,25 dias.

Para acertar o calendário com a primavera, foram adicionados 67 dias àquele ano e o primeiro dia do mês de março de 45 a.C., no calendário romano, foi chamado de 1 de janeiro no calendário Juliano. Este ano é chamado de Ano da Confusão. Dura ate 1582 DC.

Calendário que usamos hoje o Gregoriano.


O ponto de partida da era Cristã foi a escolha do ano zero para o nascimento de Jesus. Foi estabelecida no século VI, por um monge armênio, chamado Denis, o Pequeno.

Denis reteve como primeiro ano da era cristã (ano 1, portanto) o ano 754 da era romana e colocou o dia primeiro do ano no dia 25 de março, dia da concepção pela Virgem Maria de Cristo. Porém ele cometeu um erro de cálculo, pois o rei Herodes já estava morto em 754, e portanto historiadores e teólogos cristãos consideram a data provável do nascimento entre o ano 8 e 4, sendo mais plausíveis os anos entre 7 e 6 antes da nossa era e portanto sete ou seis anos antes do zero convencional.

.
Em 1565 d.C., Carlos IX fixa de novo o começo do ano em primeiro de janeiro. Dezessete anos mais tarde, o papa Gregório XIII confirma esta decisão quando da reforma do calendário juliano.

O calendário gregoriano dividia o ano em trezentos e sessenta e cinco dia e um quarto, em dozes meses de tamanhos desiguais e em cinqüenta e duas semanas além do recurso aos anos bissextos.

A reforma deste papa aconteceu 1582, devido ao equinócio da primavera ter se antecipado em 10 dias. Portanto caiu no dia 11 de março em vez do dia 21. Para recolocar o equinócio da primavera no dia 21 de março era necessário retirar 10 dias do calendário Juliano. Assim o papa Gregorio XIII decretou que a reforma fosse implantada omitindo-se dez dias (5 a 14) de outubro de 1582. Consequentemente o primeiro dia no calendário Gregoriano é o dia 15 de outubro de 1582. No calendário gregoriano há um erro de 1 dia a cada 3320 anos. Deveríamos na verdade usar o calendario Persa, de zoroastro, seu erro é de 1 dia em 3,8 milhões de anos.
O calendário gregoriano e o calendário cristão, é hoje o calendário quase universal, pelo menos como referencia nas relações internacionais.

CALENDARIO CHINÊS: Foi introduzido em 2.637 a.C., baseado nas fases da lua e, posteriormente, no ano lunissolar de 12 meses.

CALENDÁRIO HINDU: dividido por períodos decrescentes chamados yugas.iniciado em 3102 a.C. De cunho espiritual e mistico.

CALENDÁRIO Asteca. O ano possuí início no solstício de inverno com um ciclo de 18 meses de 20 dias cada e mais um curto período, ou mês diminuto de 5 dias
CALENDÁRIO Maya quase igual ao Asteca. Usavam a base 20 e não 10.
Ciclos do planeta Vênus.
O Calendário Maya tradicional (indígena) mantém aquilo a que se chama de contagem Longa, a contagem de dias (1,872,000) entre 3113 AC até 21 Dezembro, 2012.
O que é que vai acontecer em 2012/2013, segundo as profecias Mayas? Veja no fim considreações sobre isso.

CALENDÁRIO JUDAICO; Usam o ano Lunar.
CALENDÁRIO MUÇULMANO Começou no ano de 622 usam o ano Lunar.
CALENDÁRIO LUNAR: O calendário lunar não basei-se no movimento da terra ao redor do Sol mas em ciclos solares durante esse movimento,regral geral.
O ano é composto de 12 lunações de 29 dias e 12 horas (ou seja, meses de 29 a 30 dias intercalados), num total de 354 ou 355 dias. A defasagem de 11 dias em relação ao ano solar (365 dias) é corrigida pela inclusão de um mês extra periodicamente.

CALENDÁRIO SOLAR: Baseado no ano solar, que é o tempo real gasto pela Terra para completar uma volta completa ao redor do Sol (movimento de translação) . O ano solar, também chamado de tropical, tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. 365,2422 dias.
Esses são os calendários mais conhecidos mas existem outros. Da necessidade de o homem organizar o tempo e suas atividades econômicas é que surgiu os calendários e se não são perfeitos alguns deve-se a interferência religiosa, a superstição e ao mito.
CALENDÁRIO PERSA OU IRANIANO : Calendário solar mais exato que o nosso e é usado no Ira desde 1925. É um calendário descendente dos calendários zoroastros da Pérsia pré-islâmica. há um erro de 1 dia a cada 3,8 milhões de anos. Além disso, o sistema de alternância de anos normais e anos bissextos do calendário persa é mais preciso do que o do calendário gregoriano.
No link http://www.payvand.com/calendar/ há um conversor do nosso para o persa.

SOBRE O CALENDARIO MAYA E OS PENSAMENTOS DE JOSE ARGUELLES.

José Argüelles é ativista vitalício para a Paz e a Transformação da Consciência Planetária. Com sua esposa Lloydine, fundou a Rede de Arte Planetária, em 1983, promovendo a arte como o fundamento da paz global, dedicando-se a reativar o Pacto de Paz e a Bandeira da Paz de Nicholas Roerich.

ELE RESPONDE O SEGUINTE:
"
Como disse, é o fim da História, o fim de um ciclo no qual o materialismo dominou tudo. Agora vem o fim da globalização, dos supermercados, da indústria, numa palavra da tecnosfera. O que vai chegar é a noosfera – a capa mental do planeta. Isto é como uma mudança de estado, como de líquido para gasoso. Como vai suceder isto? Por Guerra? Em parte, claro. A III Guerra Mundial está muito próxima. Por alteração climática também. Mas esta alteração vai penetrar no nosso mundo pelas grandes alterações do Sol. É o Sol que rege a nossa vida e por isso é que as profecias falam da nova era solar.. Em 2012, o sol vai experimentar uma "alteração polar" e este vai afectar muito o nosso planeta. Vai romper o campo electromagnético e por isso vai acabar com a nossa cultura cibersférica e electrónica. Ao mesmo tempo, necessitamos de preparar uma alteração terrestre também. Como podemos ver o que vai suceder, esforçamo-nos com experiências entre o campo biopsiquico da Humanidade e o campo electromagnético da Terra com o fim de criar um campo telepático de estabilização para o nosso planeta. A nossa hipótese é demonstrar a possibilidade de criar um arco-íris circumpolar para o ano 2012, e com isto poderemos estabilizar os piores efeitos das perturbações solares e terrestres que vão acabar eternamente com a civilização como a conhecemos.

Mas, de facto, falamos de alterações cósmicas naturais. Apenas serão catastróficas enquanto tivermos apego à civilização materialista. Se não tivermos apegos materialistas poderemos ver que um grande drama cósmico começa a desenrolar-se. Temos de ter perspectiva. Não é a primeira vez que o planeta altera o seu estado. A noosfera é simplesmente o último horizonte de alteração total; é o horizonte de vida cósmica no nosso planeta. Vamos evoluir ou voltar a ser seres galácticos, totalmente telepáticos. Vamos começar a participar na civilização cósmica. Isto é o que quer dizer 2013 - a sincronização galáctica. Perder a civilização materialista é o preço menor a pagar para alcançar esta grande etapa evolutiva."

Será mesmo ?

Nenhum comentário: