Translate my blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Mein Kampf 2ª parte Cap XI

Mein Kampf 2ª parte Cap XI.

Propaganda e Organização.

Neste capitulo ele diz que imediatamente após a sua entrada no partido tomou a frente da propaganda por acha-la de suma importância ao crescimento do partido. Segundo ele a propaganda naquele momento era a atividade mais importante do partido.
Depois ele segue falando sobre os que vem ao partido dividindo-os em duas classes: - Adesistas e combatentes. Os primeiros são os que aceitam as idéias e os segundo os que lutarão por ela.
Ai segue dizendo que após a propaganda conquistar toda a nação sua finalidade cumprida vem a hora da melhor organização.
Faz ai uma relação inversa entre o poder da propaganda e o tamanho da organização. Ou seja quanto melhor o primeiro menor será necessário o segundo e vice versa. Diz que essa é a formula do sucesso. Sua opinião.
Fala que a medida que a organização cresce perde o poder de lutar por uma idéia.
Diz que ao crescer as organizações começam a atrair os covardes e aproveitadores. Aqueles que so veem seus próprios interesses e diz que isso leva a ruína diversas organizações, ( Eu creio que realmente nesse ponto, ele tem se não total, uma razão parcial. Após haver sido feito o trabalho árduo geralmente oportunistas aparecem como por milagre e colhem fácil os frutos do trabalho e pior é que os assistentes cegos para as realidades costumam aplaudir a esses aproveitadores.), por isso diz ele que devem sempre recrutar os verdadeiros heróis e construtores da organizações para os cargos de direção e isso é uma coisa que na opinião dele seria a mais certa.
Fala neste capitulo que grandes teoricos não costumam ser grandes líderes.
Não ve no acadêmico ou elemento culto grandes chances de ser um bom líder e os coloca mais na condição de conselheiros.
Encara a liderança como algo carismático, algo messiânico e acha que a racionalidade é inversa a essa qualidade primitiva que tem certos indivíduos.
Ao falar da organização do partido ele cita que em 1919 esta compunha-se de um 1° e um 2° presidente, um 1° e 2° secretario e um 1° e 2° resoureiro mais um fiscal, um chefe de propaganda e diversos assistentes.
Que em 1° de Agosto de 1921 passou a tomar conta de toda a organização do partido. Daí então como era contrário a sistemas tipo parlamentarismo e que incluissem comissões e votos pois achava que não havia responsablidade nessas organizações por não existir um responsável direto ele mudou esse sistema e acaba com as votações, coloca pessoas em postos de acordo com sua vocação e competencia e as torna responsáveis por tudo o que ocorrer dentro de seu setor e aí segundo ele começa a existir uma verdadeira responsabilidade pessoal.
Obs: - Sou obrigado a concordar com ele nesse aspecto lembrando do que ocorre hoje no Brasil onde você não encontra um responsável por nada do que ocorre. Como tudo é decidido por grupos as responsabilidades por isso ou aquilo perdem-se no meio desses grupos e qualquer um do grupo nunca se sente culpado e nem responsável por nada.
Fala que é incoerente um partido que luta contra a existencia do parlamento irresponsável ter um parlamento como sua própria organização.
Diz que ao mudar mudou tudo dentro do partido.
Conta como foi dificil o início qundo nem uma sede tinham e do pouco dinheiro que tinham para se instalar. Segue descrevendo desde o primeiro escritorio num sotão escuro de 50 marcos por mês até a compra de um jornal em 1920.
Conta dos ex companheiros que colocou na direção econômica do partido e do jornal e que graças a isso tudo corria muito bem. Conta como o pequeno jornal comprado cresceu e como que isso ajudou a divulgar o partido.
Fala sobre os comites propostos para investigar seus comandados e cheios de idéias irrealizaveis que so colocavam confusão no partido e de como dando certas tarefas a esses comitês eles desapareciam por si só devido a preguiça e a covardia de seus componentes. Fala de como aos poucos acharam os homens certos para a condução geral do partido e de como dos míseros marcos que possuíam se transformaram em uma fortuna quando em 9/11/1923 foi fechado o partido e confiscado seus bens apurava um montante de 170.000 marcos ouro.
E termina aqui esse capitulo.

Nenhum comentário: