Translate my blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Wernher Von Braun-Wernher Magnus Maximilian von Braun



Wernher Magnus Maximilian von Braun

Ou simplesmente Wernher Von Braun.
Foi o homem que na 2ª grande guerra deu notoriedade ao uso dos foguetes dirigindo a equipe que criou as V1 e V2. Foguetes de propulsão líquida que aterrorizaram Londres e que deram inicio ao programa espacial americano do pós guerra. Pai do projeto Saturno V que colocou os astronautas na Lua.Nasceu na Prússia em 23/3/1912 e morreu em Alexandria nos Estados Unidos no dia 16 de Junho de 1977 de cancer no fígado.
Mas as notícias sobre foguetes são bem antigas e começam no ano de 1232 na China. Conseqüência da invenção da pólvora pelos chineses e eram usados em festividades. Os árabes introduziram os foguetes na Europa . talvés no século XIII ou XIV. Nas guerras napoleonicas foi utilizado.
O interesse no entanto de cientista so ocorreu no século XIX.
Até então usava-se a pólvora como combustível e sua eficiência era limitada demais.
Konstantin Eduardovich Tsiolkovsky, na Rússia, descendente de poloneses é considerado o pai dos foguetes atuais e dos voos espaciais. Foi um jovem doente que não pode frequentar a escola e por isso foi educado em casa até os 16 anos, era quase surdo mas, tornou-se professor de matemática e fez os estudos sobre a propulsão dos foguetes e calculos de viagens espaciais.
Fez o primeiro calculo de escape da gravidade terrestre que consiste ser em 8Km/segundo. Na época especificou que para deixar a terra um foguete teria que ter varios estágios e ter um combustivel composto de oxigênio líquido e hidrogênio líquido o que foi praticamente confirmado. Nasceu em 5/9/1857 e faleceu em 19/9/1935.
Hermann Oberth, nascido aos 25 de Junho de 1894 e falecido em 29/12/1989.
Alemão. Que, paralelamente ao russo idealizou foguetes de múltiplos estagios.
Robert Hutchings Goddard, americano nascido em 5/10/1882 e falecido em 10/8/1945 também se interessou pelos foguetes. Registrou ate seu falecimento 234 patentes, seus estudos não foram reconhecidos em seu próprio país mas teve o interesse dos alemães que desenvolveram com eles as V 2 . Ele chegou a fabricar foguetes usando combustivel líquido sendo que fez o primeiro em 16/3/1926. Usava petroleo e oxigênio líquido e subiu 12,5 metros. Mais tarde chegou a fazer foguetes que chegaram aos 2km de altura.
Sergei Pavlovich Korolev, nascido em 30/12/1906 na Ucrânia e falecido 14/1/1966, intensamente perseguido e aprisonado no fim acabou sendo o chefe do programa espacial soviético.
Na verdade apesar de todos esses nomes os foguetes foram realmente desenvolvidos na Alemanha nazista por Wernher Von Braun e sua equipe em Peenemunde. Os alemães fizeram e lançaram mais de 4.000 foguetes desta cidade até Londres e já estavam fazendo teste com as V 9 que deveriam alcançar o continente americano. Essa equipe se entregou as forças americanas no fim da guerra e alguns as forças russas e passaram a desenvolver esses foguetes nesses países até termos o que temos hoje que pouco se diferenciou do que esses homens desenvolveram.
Equação do foguete.
Equação de Tsiolkovski:

v=Ve ln.Mo/M1
Onde Mo massa inicial, M1 massa final Ve velocidade de ejeção de gases.
Essa é a fórmula do foguete dada pelo estudioso Tsiolkovski.
Bom agora é outra historia!

Nenhum comentário: