Translate my blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Mein Kampf....Antecedentes.


Mein Kampf....Antecedentes.

Achei que deveria antes de continuar a resumir o livro como venho fazendo colocar umas explicações para melhor compreensão dos fatos. A verdade é que hoje estamos habituados a olhar os mapas geográficos mas não sabemos que eles estão hoje divididos em países que não existiam antes de 1900 e nestes incluía-se a Alemanha que ainda não havia se formado como um verdadeiro país.

Artigos pegos e resumidos da pag da Wikipédia.


Antecedentes

"O espaço territorial alemão na segunda metade do século XIX era formado por diferentes reinos, ducados ou até mesmo cidades livres. Toda essa região sofria grande influência das duas principais potências de língua alemã da região: a Áustria e a Prússia. O território alemão vivia basicamente numa estrutura feudal, em plena Idade Contemporânea. Havia apenas dois fatores que influenciaram no desejo da unificação: o fato de todos falarem uma mesma língua e terem a mesma base cultural."

"No ano de 1848, diversos Estados alemães se revoltaram causando manifestações populares e um movimento a favor de um parlamento nacional eleito pelo povo, que elaborasse uma nova constituição para a Alemanha, unificada."

"Por volta de 1850, a Prússia já superava economicamente a Áustria, mas a liderança política veio apenas em 1862, quando começou a governar a Prussia o rei Guilherme I, um apaixonado pelas questões militares, que fez uma reforma em suas forças armadas."

"Um hábil político e diplomata de sucesso, Otto von Bismarck - que tinha ocupado, entre outros cargos, o de embaixador na Rússia e na França - foi nomeado chanceler"

"Utilizando-se da estratégia de exaltação do espírito nacionalista, criou uma política de guerras contra inimigos externos e contra a ocupação das regiões alemãs, o que auxiliou na expansão do território prussiano e, posteriormente, germânico. Em um período de sete anos (1864 - 1871), três guerras de destaque foram decisivas para a unificação dos Estados germânicos: A Guerra dos Ducados (1864), a Guerra Austro-Prussiana (1866) e a Guerra Franco-Prussiana (1870-1871)."

Nota-se aqui que para polarizar a população achou inimigos externos o que também faz Hitler ao culpar Judeus e eleger uma raça alemã pura. Essa mesma atitude toma ainda hoje certos partidos políticos quando querem polarizar e esconder verdadeiros erros internos.

"Em 1864 a Prússia juntou-se a Áustria em uma guerra contra a Dinamarca pelo domínio dos ducados de Schleswig e Holstein. O confronto ficou conhecido como Guerra dos Ducados e ao seu final, Prússia e Áustria, vitoriosas, dividiram a administração dos ducados através da Convenção de Gastein, em 1865. A Áustria, porém, tentou implantar uma política única ao condado de Holstein, privando assim a Prússia de direitos assegurados em outros acordos. Restou a Bismarck entrar em guerra contra a Áustria em 1866."

"Com todas as etapas completadas, a unificação alemã se consolidou em Janeiro de 1871 com a proclamação de Guilherme I como o primeiro Kaiser (Imperador) do Império Alemão, formando assim o Segundo Reich alemão. A coroação de Guilherme I aconteceu no Palácio de Versalhes (18 de Abril de 1871), para humilhação dos franceses, vencidos na guerra Franco-Prussiana.!"

Reich quer dizer Reino.
Bundsrat é a câmara dos deputados.
A queda do império deu-se por uma revolução provocada pelo partido comunista chamado SPD. O que obrigou o Kaiser Guilherme II a exilar-se.
Tentaram um golpe de estado que se frustrou em 1919.

Reinos

* Baviera (Bayern)
* Prússia (Preußen)
* Saxônia (Sachsen)
* Württemberg
Notem então que toda a região da Europa vivia em conflitos por que ainda não tinham se firmadas as nações e os países que hoje conhecemos e a cada guerra que acabava criava-se um revanchismo que conduzia a outra guerra.
Esse nacionalismo alemão dividiu a própria alemanha em duas correntes de pensamento a destes e a dos socialistas e comunistas. Hitler se inseria no primeiro com ódio pelo segundo, ódio germinado por Bismark no passado e por teorias filosóficas de por ex Friedrich Wilhelm Nietzsche.

Nenhum comentário: