Translate my blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Mein Kampf. Cap X.

Esse é um capitulo meio longo. 34 paginas.Uma longa analise sobre a derrota alemã na guerra. A queda do império. Seu pensamento pessoal. Diz que a derrota alemã na 1° guerra foi devido aos próprios erros da nação alemã.
Revela que o Cel Repington, ingles, afirmava que em cada três alemães havia um traidor! Diz que estrangeiros e judeus espalhavam mentiras como verdades. Diz que a opção da política alemã pela industrialização era um erro catastrófico contra a nação e não leva em conta com esse raciocínio que não fosse isso ele nem teria começado sua guerra. Diz que essa industrialização empobreceu a classe agrícola e criou um grande número de proletários nas cidades. ( Isso é uma conseqüência natural em qualquer país, ou era pois, hoje já se sabe que a agricultura tem que ser mecanizada).
Fala sobre o abismo entre pobres e ricos e o ódio que isso vinha gerando. ( fato que ocorre ainda hoje em diversos países).
Fala que o dinheiro tornara-se um Deus! ( Ocorre hoje.)
Fala de lutas de classes!( É silenciosa..)
Critica as sociedades anônimas!( Pensamento retrógrado.)
Critica a monetarização do império e do Imperador.
Critica o triunfo das bolsas de valores!
Diz que no momento que escreve havia um movimento internacional para tomar as estradas de ferro alemãs!
( Esse tipo de pensamento existe ainda hoje inclusive em certos grupos no Brasil.)
Demonstra assim um enorme nacionalismo!
Demonstra a teoria do herói, dos heroísmos se assim posso chamar.( Puro romantismo.)
Critica o sistema de ensino que estava enfraquecendo a formação dos jovens! ( dizia que não ensinavam uma série de valores morais e nisso eu concordo e acho que ainda hoje é assim e piorou.)
- Vocês estão vendo ou sentindo algo parecido com a atualidade?!

Diz que a escola alemã cria alemães maleáveis e sabichões.
O sistema educacional não forma homens.
Critica o parlamentarismo dizendo que ele elimina as responsabilidades ( Aqui ele estava certo e isso ate hoje! Os políticos criaram um sistema em que se tornam inatingíveis e por acordos com o judiciário tornam todos os poderes inatingíveis e por isso realmente ficam irresponsáveis pois a responsabilidade pressupõem a punição. Não se ve realmente serem punidos políticos, juizes e ricos no Brasil. Quando há punição e alguma coisa ridícula e que ofende a mínima inteligência! Isso cria a tese popular que diz " Se eles podem...Eu também posso". Perigosíssima!)
Diz que o alemão da época trocava facilmente de nacionalidade.
Define o povo como três tipos de leitores de jornais.
O s que tudo aceitam , os que em nada crêem e os que tem espirito critico.( ainda é assim em todo mundo.)
Diz que não se pode dar liberdade de imprensa pois os jornais serviriam para o processo de educação do povo e por isso deve ter controle estatal.( Aqui um total absurdo pois a imprensa é o que resta a população.)

Critica o modernismo.
Critica jornais como o Frankfurter Zeitung e o Berliner Tageblatt dizendo que são suaves, elegantes e com isso não mostram a realidade e permitem tudo que enfraquece a nação.
Critica a promiscuidade sexual do povo e diz que isso esta disseminando a sífilis e a tuberculose no país.
Fala da prostituição. Prostituição do amor.
Critica o desapego religioso.
Critica! Pasmem! O preconceito!
Critica a arte moderna e mostra-se contra o surgimento do cubismo e dadaísmo.
Critica a forma como soldados sem treinamento foram mandados a guerra fato que ele também proporcionaria na segunda guerra.
E indica as vantagens da Monarquia e do Militarismo sobre o parlamento.
Resolvi resumir este capítulo antes de resumir o livro pois ele da uma boa idéia do homem que era Adolf Hitler já antes de assumir o poder. Creio que até no lodaçal achamos flores e preciosidades. E suas revoltas eram certas e se encaixam nas políticas nacionais ainda hoje. Pensem bem neste conteúdo. E que isso seja um alerta!

Nenhum comentário: