Translate my blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Viagens de Gulliver-Inicio.

As viagens de Gulliver – Inicio.

Bom dia meus amigos! Estou com uma dor nas costas de lascar. Fui pegar uns pesos e minha coluna deu um estalo e fiquei com esse problema. Ia agora a uma entrevista e não consegui ir.
Bom começamos a postar aqui essa historia de Jonathan Swift, as viagens de Gulliver.
O livro que tenho aqui é uma edição de 1971. Titulo original é Gulliver's Travels.

Logo de inicio há um pre título 'Viagens' – em diversos países remotos do mundo. Em quatro partes.
Por Lemuel Gulliver – A princípio cirurgião e, depois , capitão de vários navios.
-Inicia o autor com duas cartas; a 1ª do editor ao leitor dando explicações sobre quem é o Sr Gulliver, que teria nascido em Nottinghamshire e que ouvira dizer que sua família era de Oxfordshire.
Que era amigo e parente distante do mesmo. Que havia recebido manuscristos para edição com a instrução que poderia mexer e corrigi-los e que assim o eliminando o excesso de detalhes principalmente sobre locais e navegação mas coloca-se a disposição de leitores que queiram saber desses detalhes.
E depois uma segunda carta onde o capitão Gulliver reclama da maneira como o Sr Sympson publicara seus manuscritos com muitas alterações de rota e data e outras coisas. A linguagem é bem estranha para a nossa época.
Ele nesta segunda carta fala de povos que chama de Yahoo e outros que chama de Houyhnhnm, o segundo nem sei como se pronuncia. Uma hora chama de povos outra de animais. Coloca-se no fim da carta como se fosse também um Yahoo mais bem educado.
Eu acredito que isso é uma forma que tem de não falar de etnias talvéz não tenho certeza. Parece que o autor quer atacar certas pessoas ou categorias que ele considera inferiores e de mal caracter mas quer fazer oculto atraz desse escudo feito por nomenclaturas inventadas.
Diz que os Yahoos são corruptores e que mudam até o modo de falar dos povos introduzindo termos que não existiam e que passam a ser usados tornando a lingua ininteligivel por vezes. Fala rapidamente dos povos de Lilipute,brobdingrand e laputa. Comenta que os Yahoos nunca puseram em duvida a existencia desses povos. Um emaranhado de coisas bom o 1º Capitulo como os demais não tem título mas tem um breve relato e nesse caso diz o seguinte: Dá o autor noticias de si e de sua familia. Os motivos de suas viagens. Seu naufragio e sua salvação nas prais de Lilipute. Sua prisão.
Falaremos disso mais a frete quando terminar esse primeiro capitulo.
Até lá.

Obs : Os Yahoos são seres inferiores e deformados.Corruptos e corruptores, imorais. Como são os homens mesmo.

Os Houyhnhnms são um tipo de cavalos com inteligencia.Um tipo de ser superior embora sua aparência não o diga.

Duas figuras da imaginação do autor. Vai dar na cabeça....

Nenhum comentário: