Translate my blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 2 de dezembro de 2007

Eternamente no poder....


Eternamente no poder....

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assim como Hugo Chaves da Venezuela não quer mais largar o poder em uma síndroma que parece estar atingindo a cabeça de vários governantes como se um vírus mental estivesse nos ameaçando dentro da política.
Enquanto Chaves inventa um plebiscito para tornar isso possível, Putin, a maneira dos celebres jogadores de xadrez bolou um plano para realizar essa proeza: Simplesmente ele renuncia e se elege deputado e chega a 1º ministro, fato perfeitamente possível pelo apoio que possui no parlamento russo a Duma. Para presidente ele consegue a eleição de um candidato indicado por ele e que; aqui esta a chave; irá após eleito renunciar para que ele, Putin, como primeiro ministro e pelas leis russas assuma de novo a presidência!!!
É o que se deduz de suas atitudes.
Isso é o mal de estruturas que permitem que um político transforme a política em carreira fazendo do governo um fim e não um meio como deveria ser.
Esse é o grande engodo que existe na democracia. O cidadão comum pensa que so por votar esta a salvo de certos políticos e certas maquinações mas pela estrutura passa bobamente a realimentar indefinidamente o mesmo poder.
Hoje há eleições na Russia,2/12/2007. Cristiano Dias faz um belo artigo no Estado de São Paulo e descreve o sistema russo de eleições e fornece dados mais detalhados. !09 milhões de russos vão votar e certamente não terão a consciência que deveriam ter como em outras nações a massa também não tem. Parece que as pesquisas são favoráveis a que tudo isso ocorra.
A única coisa que Putin não espera é que pode ocorrer e que já ocorreu na história desse mundo em que vivemos é a surpresa que terá se o seu candidato lhe trair. E eu creio mais nessa segunda hipótese. O bobo se torna esperto. O poder faz milagres.
O partido de Putin controla o poder hoje na Rússia onde há uma clausula de barreira contra partidos pequenos,( o que queriam impor por aqui e de certa forma também tem), partidos que no mínimo poderiam fazer barulho contra são assim afogados. A mídia é controlada por eles e assim fica dificil que a liberdade política seja plena. Vamos esperar.
Lembrei de uma coisinha. Quando o grande país comunista deixou de ser comunista imediatamente apareceram grandes empresários! Vocês já se perguntaram como? Se todos eram iguais! Assim é a política la como cá...

Nenhum comentário: