Translate my blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Dieta alimentar correta?


Sobre como se alimentar um monte de gente da palpites! Hoje em dia, tem muita gente sabida do assunto!
E técnicos? Vários.
Nutricionistas de um lado e médicos de outro.
Livros. Publicações.
Dieta da Lua. Macrobiótica.Dieta do Dr Atkins. A combinação dos alimentos. Dieta dos astronautas, ( baseada na eliminação dos carboidratos). Tem até grupos que dizem não comer nada! Vivem de luz e agua!
Vegetarianos. Carnívoros.
Um amigo meu dizia, para se contrapor a Macrobiótica que receitava como prato principal o arroz que, se o autor ao invés de ser japonês fosse italiano o prato principal seria a pizza. Ou o macarrão!
Eu mesmo fiz várias dietas. Posso falar pela prática. Hoje um pouco mais por estudos.
Quando eu fiz a dieta dos astronautas a anos atrás eu freqüentava uma academia e uma coisa que senti foi a queda drástica de minha força muscular. Isso na época assustou-me! Meus quilos a mais começaram a ir embora mas meus músculos também.
Eu então parei com essa dieta e comecei a fazer a macrobiótica dentro de um de suas 7 faixas de regime e minha força nos exercícios voltou imediatamente, ou quase imediatamente. Percebi então que só comer alimentos com grande quantidade de proteína e zero carbohidrato não devia ser muito adequado.
Foi fazendo macrobiótica que percebi como era triste minha vida.....Come era dificil participar de convites e da convivência com pessoas que não eram daquela tchurma. É mais ou menos como ser um fanático religioso, quem não é de sua religião não presta! Não preciso dizer que acabei desistindo da macrobiótica também.
Fui apresentado a uma dieta judia que preconizava comer frutas 20 minutos antes das refeições por causa de seu teor ácido o que prepararia o estômago para a digestão. Não cheguei a levar avante e não formei uma opinião sobre isso. So uma coisa, realmente a fruta antes das refeições aumenta o apetite.
De qualquer forma a procura por um tipo melhor de alimentos teve seu ponto positivo que foi o de investigar vários artigos e hipóteses sobre a alimentação, a descobrir o mundo das vitaminas e sais minerais e suas utilidades,a saber que cada alimento tem seu próprio valor nutricional e a pesquisar sobre como viviam vários povos sobre a terra e descobri que havia povos que não tomavam leite. Outros que comiam muita gordura. Outros que se dizem vegetarianos mas tomam leite. E todos esses povos estão ai! Vivos.
Vietnamitas com um saquinho de arroz como seu alimento, combatiam os americanos, alimentados com muito hamburguer e coca-cola, e puseram estes últimos pra correr!
Franceses que tomam cinco vezes menos leite que os americanos tem, exatamente, cinco vezes menos infartos do miocárdio.
Qual é a diferença média entre cada povo segundo a média de sua população?
Não localizei ainda uma pesquisa desse naipe. Mundial.
Quando os anos acumulam-se você, se é informado e tem memória sabe. Quantos alimentos foram vilões e depois os mesmos são heróis! Eu cresci com os mais velhos mandando e receitando " agua mineral radiativa". Pasmem! Eu vi campanhas contra o azeite ! O açúcar, induzidor maior de cáries dentárias e diabetes, ainda é receitado por médicos!
"A BALINHA DOCE E BARATA DE HOJE SERÁ O CUSTOSO E DOLOROSO CANAL DENTÁRIO DE AMANHÃ".

Não se enganem.

Segundo McARDLE (1992), uma dieta equilibrada deve conter:

50% - 60% Carboidratos
20% - 25% Lipídeos
10% - 15 % Proteínas



Vou começar a reunir uma série de informações sobre alimentação em nosso blog e vou postar aos poucos aqueles que tiverem interesse poderão colaborar mandando infomações e artigos.
É bom dirimir várias dúvidas sobre esse assunto para nossas vidas.

Devo dedicar um capítulo especial para os transgênicos.
Vou aproveitar que eu Seyme,Geruzia,Thiago, Vinicius e Jociane estamos colhendo informações para um trabalho acadêmico e colocarei as informações aos meus amigos creio que deva ajudar a melhorar o conhecimento de todos sobre a melhor maneira de se alimentar sem precisar perder sua vida social e sua alegria abraços por hora e aguardem a postagem dois dentro em breve.

Nenhum comentário: