Translate my blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Professor

Professor.
Essa semana ocorreram fatos que levam a meditar na arte de ensinar e no apreender.
Como pensar um professor, ( aquele que tem como função ajudar as pessoas a crescer em conhecimentos), como pensar aquele que vai ajudar-me a pensar ( colocarei na 1ª pessoa para ficar mais a vontade comigo mesmo), como imagina-lo?
Dentro desse foco eu tenho a inclinação a compara-lo com um escultor e nessa comparação a 1ª coisa que me vem a mente é que o escultor deve conhecer o material básico de sua escultura. Se barro, madeira, pedra, gesso, ferro, bronze....assim por diante. So depois disso saberá que ferramentas deverá usar para seu ofício.
Se barro bastará amolece-lo com água e poderá usar as próprias mãos mas se for aço, deverá usar o fogo e a forja e força.
Cada material determinara a técnica e a energia. Cada material exigira específica perícia.
Bom escultor não maldiz seu material mas adapta-se pois aquele não se amolda a este.
Bom escultor confere sua obra, a cada passo, pois um erro inicial poderá somar-se e ai seria como construir uma escada com erro de medidas ao final ou ultrapassa o piso ou não o atingirá.
Um recado aos professores olhem seus alunos e vejam o que eles são e o que podem e não espere deles mais do eles podem lhe recompensar e eles assim crescerão adequadamente até os graus que possam alcançar.
Não espere coisas que so podem existir em mentes que ja aprenderam, não esperem senso crítico de quem nem sequer bases tem, esperem encontrar vasos vazios que devem ser abastecidos devagar para não transbordar e sejam felizes pois ensinar é uma das artes mais dignas e dignificantes deste mundo. Lembre-se de lembrar seus pais, repetindo e repetindo quantas e quantas vezes aquelas instruções que formaram aquilo que hoje somos, com amor tolerancia e paciencia.

Nenhum comentário: