Translate my blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Executivo,legislativo e judiciário.


Charles-Louis de Secondat, ou simplesmente Charles de Montesquieu, senhor de La Brède ou barão de Montesquieu (castelo de La Brède, próximo a Bordéus, 18 de Janeiro de 1689Paris, 10 de Fevereiro de 1755), foi um político, filósofo e escritor francês. Ficou famoso pela sua Teoria da Separação dos Poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais. wikipédia.
Alguém já ouviu falar de Montesquieu? É o cara ai em cima que era filosofo e achou que tinha criado um sitema perfeito de administração por que dividindo o poder em três,executivo,legislativo e judiciário um fiscalizaria o outro e assim " haveria o estado perfeito".
Deu o título a sua obra de " O espirito das leis" .Eu lí. E como todo livro de filosofia é chato pra caralho e penoso de ler mas eu era jovem e lí.
Realmente a única coisa certa nessa idéia é a palavrinha no meio do título " espirito". Não deu certo.
Aliás como toda filosofia administrativa não dá certo.
O ser humano quando idealiza esquece suas humanidades. Esquece que dentre essas humanidades há o egoísmo e ambição e esses pecados inerentes levam ao pior que é a corrupção.
Aqui no Brasil ela é visível para aqueles que não são cegos. Os três poderes tem acordos entre eles.
Um não condena o outro por medo do troco!
Se o legislativo fizer leis duras além de ficarem eles mesmo sujeitos a ela os juízes também os condenarão e como o executivos so consegue governar com o legislativo e o judiciário a seu lado nada faz a não ser seguir o curso dos acordos espúrios e corporativos do poder.
Por isso que juizes, deputados etecetoros nunca estão presos e nunca se dão mal e o povo coitado espernéia e esperneia como criança mal educada e nunca sai do lugar.

Nenhum comentário: