Translate my blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 20 de setembro de 2008

MARKETING


Market....ing.

Market =Mercado e ing um sufixo que indica gerúndio ou um substantivo modificado e isso na língua inglesa.
Quando vejo a tentativa de expor conceitos ou mesmo criar conceitos gosto de ir atras da etimologia pois é na raiz que achamos os fundamentos de tudo.

Os povos de língua inglesa tem esse recurso ausente na lingua portuguesa que da essa mobilidade, essa dinâmica de conceituar. A manequim nos Estados Unidos fala Modelling, o que por aqui não poderia ser usado pois modelando nada teria a ver com o fato de trabalhar como modelo. Ou mesmo se apresentar. Aqui teríamos que usar desfilando, nome mais restritivo.
Da mesma forma não podemos dizer "Mercadando" que seria uma literal tradução de Marketing. Teria nossa lingua que dar uma ação ao Mercado e isso Camões não nos permite e daí submetemo-nos ao domínio linguistico do Império. Marketing de toda maneira seria o ato contínuo de mercado ou seria possivel mercadorizar. Criamos ai um verbo novo! Eu mercadorizo, tu mercadorizas.....Então o meu conceito de Marketing converge a essa raiz.
Marketing é expor coisas. Idéias,serviços seja o que for em mercados de forma contínua como manda o "gerúndio".
Marketing então é promover essas coisas para serem vendidas, isso pelo lado do vendedor ou serem compradas na visão oposta, do comprador.
Vou me apoiar no pedaço de uma aula de inglês abaixo:

"O aluno principiante tende a interpretar o sufixo ...ing unicamente como gerúndio, quando na maioria das vezes ele aparece como forma substantivada de verbo ou ainda como adjetivo. Se a palavra terminada em ...ing for um substantivo, poderá figurar na frase como sujeito, enquanto que se for um verbo no gerúndio, jamais poderá ser interpretado como sujeito nem como complemento. Este é um detalhe que muito freqüentemente compromete seriamente o entendimento."

Um movimento que se quer dar a palavra e ao conceito de mercado. E o que é um mercado se não um local onde se comercializa ( vende-se) coisas. Não adianta fugir então o movimento é para vender. Vendas é o objetivo da coisa. Seja de idéia , serviço, objeto.

Um conceito de Verceus.

Nenhum comentário: